• Blog
  • O que é Criolipólise? Guia definitivo: tudo o que você precisa saber sobre a Criolipólise

O que é Criolipólise? Guia definitivo: tudo o que você precisa saber sobre a Criolipólise

O que é Criolipólise? Guia definitivo: tudo o que você precisa saber sobre a Criolipólise
1 1 1 1 1 Votos

Olá clientes Stetic Lounge, amigos e visitantes de nosso site!

Neste ano de 2017, além de trazer o melhor em atendimento, técnicas, equipamentos e promoções, queremos compartilhar com vocês também conteúdos importantes que vão complementar ou trazer maior conhecimento sobre o mundo da estética. Também gostaríamos de contar com a sua opinião ou dúvidas em nossos textos, para que possamos nos aprofundar sobre os temas e também trazer sempre a informação que você deseja.

Neste primeiro post de 2017, venho falar sobre a criolipólise e o novo equipamento que adquirimos para a clínica no final do ano passado. O objetivo desse post é que ele seja como um guia com todas as informações importantes sobre o tratamento. Abordaremos os seguintes tópicos:

O que é a Criolipólise?

A criolipólise é um tratamento para redução de gordura localizada e remodelagem corporal que se utiliza de baixa temperatura para congelar células de gordura em regiões específicas do corpo. Essas células de gordura congeladas mudam de cor e de tamanho, fazendo com que o sistema imunológico as eliminem do organismo, proporcionando, assim, ótimos resultados de redução de medidas e perda de gordura localizada.

Como funciona a Criolipólise?

ilustracao crio redux

O aparelho de criolipólise possui um aplicador com ponteiras ergonômicas para se ajustar confortavelmente sobre a área tratada. Sobre a pele é aplicada uma manta anticongelante com glicerina antes da aplicação das ponteiras para proteger a pele do congelamento. Essa manta é de uso individual e descartável, portanto fiquem atentas a este importante detalhe onde realizarem o procedimento para evitar problemas dermatológicos.

O aplicador da criolipólise faz sucção à vácuo da pele ao mesmo tempo que resfria a região para o congelamento das células de gordura. A eliminação dessas células congeladas é feita pelo sistema imune que as leva ao fígado pelo sistema linfático para metabolização. Como o sistema linfático leva uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há qualquer perigo de sobrecarga no fígado.

O tempo de tratamento é de 60 minutos.

4 tipos de criolipólise

Existem 4 tipos de criolipólise: convencional, de contraste, reperfusão e de preparo.

A Criolipólise Convencional pode ser descrita como sendo um sistema que atua por meio do resfriamento (extração de temperatura) em conjunto a um sistema de sucção a vácuo assistido, gerando cristalização e subsequente apoptose das células do tecido adiposo.

A Criolipólise de Contraste inclui períodos de aquecimento no início e no final do procedimento. A técnica se baseia no uso da temperagem (calor/frio/calor - técnica utilizada na indústria alimentícia para induzir a cristalização de lipídeos) para favorecer a cristalização do maior número de adipócitos com a possibilidade de uma maior destruição celular.

A Criolipólise de Reperfusão inclui período de aquecimento no final do procedimento. O uso do calor após o tratamento convencional pode se sustentar também pela hipótese da formação de espécies reativas de oxigênio, pois favorece a reperfusão/recuperação tecidual de forma possivelmente mais acentuada com melhora de resultados por indução de danos adicionais aos adipócitos do local tratado.

A Criolipólise de Preparo inclui períodos de aquecimento no início do procedimento. Objetiva aumentar a maleabilidade de tecidos mais compactados e favorecer a sucção do tecido pelo aplicador.

Indicações

A criolipólise é o tratamento ideal para gordura localizada pois traz resultados rápidos e eficazes. Então, se você quer perder aqueles pneuzinhos ou aquelas dobrinhas irritantes do corpo provocadas pelo acúmulo de gordura, esse é o tratamento ideal.

Outra coisa bacana da criolipólise é que ela pode eliminar gordurinhas mais difíceis de serem combatidas com dietas ou exercícios físicos, então é um bom tratamento complementar à sua dieta ou atividades aeróbicas.

Malibu, a criolipólise é boa contra celulite e flacidez também”? Não há qualquer comprovação científica de que a criolipólise melhore a celulite e a flacidez, mas é possível perceber melhora do aspecto da celulite em decorrência da diminuição da gordura localizada.

Criolipólise não causa flacidez. Uma vez que é retirada a gordura localizada, a pele fica mais evidente, mas isso não significa que a área ficará flácida.

Este não é um tratamento para sobrepeso ou obesidade! Se este é o seu caso, você deve procurar orientação de um nutricionista e um endocrinologista.

Contraindicações

Este tratamento não é recomendado para pessoas que apresentem hipersensibilidade ao frio (crioglobulinemia), urticária, hérnia local, infecções de pele e gestantes. Também não é recomendado a pessoas que passaram por cirurgia recente ou que possuam marca-passo cardíaco.

Áreas de aplicação

A criolipólise pode ser feita nas regiões do corpo onde há concentração de gordura e que se adaptem às ponteiras. No rosto, por exemplo, não é possível a aplicação pois a ponteira não se adapta à área. De acordo com a marca (fabricante) do aparelho e variedade de ponteiras, você poderá realizar o tratamento em mais ou menos partes do seu corpo.

  • Addome Infraumbilical

  • Regiao Axilar Anterior

  • Regiao Axilar Posterior

  • Regiao Infraescapular

  • Regiao Infraglutea

  • Regiao Interna De Coxa

  • Regiao Interna De Joelho

  • Regiao Posterior De Braco

  • Regiao De Culote

  • Regiao De Flancos

  • Regiao De Submento

  • Regiao Lombar

Reações adversas

Depois do tratamento, algumas pacientes podem apresentar dor local de 2 a 7 dias por conta da sucção à vácuo da pele e do resfriamento. Nestes casos, pode-se fazer uso de analgésicos.

Inchaço e hematomas também são sintomas que podem ocorrer, mas que regridem totalmente com o passar dos dias.

Por estas razões, é muito importante que a criolipólise seja feita em local de confiança, com equipamento certificado e com recomendações positivas. A realização do procedimento por pessoas não capacitadas e equipamentos não certificados, podem agravar estes sintomas e ainda trazer outras complicações, como queimaduras graves.

Mesmo apresentando qualquer um dos sintomas acima, você poderá voltar às atividades diárias normais após o procedimento.

Resultados da criolipólise e frequência

Normalmente é possível perceber redução de medida da área tratada já na primeira sessão por conta da redução do tamanho das células de gordura congeladas. Como explicado em “Como funciona a criolipólise?”, o sistema linfático vai eliminando aos poucos essas células congeladas, então o resultado melhora com o passar dos dias. A partir do 15º dia, a quebra da gordura é ainda mais visível e o efeito máximo acontece de dois a três meses da primeira sessão.

Estudos mostram que a redução de medida da área tratada podem chegar de 20% a 25%, mas é claro que esses resultados variam de pessoa para pessoa.

O recomendado é de que a frequência do tratamento seja de dois a três meses para que o organismo tenha tempo de eliminar as células de gordura congeladas e os resultados possam ser medidos e avaliados.

Dicas para aprimorar o resultado

Alguns cuidados são importantes para que seus resultados sejam duradouros e mais eficazes:

  • Usar cinta modeladora pelo período de 30 dias;
  • Ingerir bastante líquido nos dias após o tratamento (este, na verdade, é um hábito muito importante!);
  • Dieta balanceada para não adquirir mais gordura;
  • Realizar atividade física regular. Uma caminhada diária já vale;

Tratamentos complementares

A realização da drenagem linfática é o mais básico e indicado pós-criolipólise para melhorar o funcionamento do sistema linfático, eliminar a retenção de líquidos e toxinas acumuladas. O recomendado é que seja feita uma semana após a realização da criolipólise.

A radiofrequência é outro tratamento importante pós-criolipólise, mas pode variar para cada paciente. Ela atua para tratar a pele que recebeu a criolipólise pois ajuda no estímulo de colágeno e elastina e reduz a flacidez (em casos de flacidez já existente antes do procedimento de criolipólise).

Na Stetic Lounge utilizamos o Hooke, equipamento gerador de radiofrequência que promove a termocontração do colágeno. Veja mais informações sobre o tratamento aqui.

Fique de olho!

Vou listar abaixo algumas dicas gerais e importantes para que você tenha atenção na hora de procurar onde realizar este maravilhoso procedimento contra gordura localizada:

  • Certifique-se de que o profissional utilizará a manta anticongelante sobre a área de aplicação e que esta manta seja individual e descartável.
  • É obrigatório o registro do equipamento na Anvisa. Geralmente o registro vem colado na parte detrás do equipamento ou na lateral;
  • A criolipólise pode ser realizada em qualquer época do ano;
  • Rotina normal de atividades antes e depois do procedimento;
  • Procure sempre realizar uma avaliação antes do procedimento para que o profissional possa conhecer melhor suas necessidades e recomendar quaisquer outros tratamentos necessários;
  • Tratamentos complementares também ajudam o resultado final, mas uma avaliação indicará o mais adequado a cada caso.

Polarys: tecnologia 4 em 1

Pensando em trazer o que há de melhor para nossas clientes, trouxe para a clínica o último lançamento da Ibramed, apresentado no Congresso de Estética: a Criolipólise Polarys.

O Polarys possui 2 ponteiras que trabalham simultaneamente e de forma independentes, podendo tratar 2 áreas ao mesmo tempo em uma mesma sessão (60 minutos). Ele possui 3 tamanhos de manípulos (P, M e G) que permitem tratar variadas áreas de acordo com a necessidade de cada uma.

Outro diferencial do Polarys está na sucção. São 2 formas diferentes de sucção no Polary: modo contínuo, com sucção constante durante todo o tratamento, igual às máquinas convencionais do mercado; e o modo pulsado, onde podemos controlar a sucção com pausas entre elas, reduzindo o desconforto em algumas áreas de tratamento e minimizando o aparecimento de hematomas. Nos 2 modos podemos controlar a intensidade da sucção que varia de 10 a 100%.

Agora você está pronta para começar!

Depois de receber todas estas informações sobre a criolipólise, você está preparada para realizar o seu procedimento de forma consciente e ciente de todos os benefícios que a crio pode trazer para você. Por que não, então, agendar uma avaliação gratuita na Stetic Lounge?

Agendar avaliação

E então, o que você achou desse post? Se estas informações foram importantes para você, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e com suas amigas. Aqui abaixo você pode deixar o seu comentário falando sobre o que achou do post, da criolipólise e sua sugestão para os próximos temas. Até breve!